Índice
Esta autêntica receita de sopa de cebola francesa tem um caldo rico e decadente carregado com cebolas caramelizadas cobertas com a parte favorita de todos: o pão torrado e o queijo derretido.
Se há uma sopa à qual não resisto é a sopa de cebola francesa caseira. Eu amo minhas cebolas caramelizadas para receitas como meu French Onion Cheese Bread e meu French Onion Dip, mas aquele sabor rico, complexo, doce e salgado é o melhor absoluto nesta iteração clássica de sopa de queijo.Esta receita de sopa de cebola francesa vem de uma das minhas versões favoritas até hoje, de Nordstrom Café Bistrô. Adorei tanto depois de comer tantas vezes que pedi a receita, e surpresa, surpresa, eles disseram que sim. Agora substituiu minha receita original de sopa de cebola francesa aqui no blog porque é realmente muito melhor.
O que há na sopa de cebola francesa
Há um punhado de ingredientes adicionais nesta receita fácil de sopa de cebola francesa além do que está listado abaixo, mas aqui estão os principais construtores de sabor que entram nesta sopa rica:
- Pasta de tomate é adicionado para um toque de doçura que realmente aprofunda o caldo. Parece incomum para esta sopa, mas acredite em mim, não pule.
- purê de alho adiciona outra camada de sabor doce do alho sem o sabor acre que o alho fresco pode infundir. Use uma pasta de alho assado comprada em loja, se preferir, ou faça seu próprio purê cortando ⅓ de uma cabeça de alho e colocando-a em uma assadeira pequena.
Dica: Ou use 1 xícara de alho fresco descascado. Regue com azeite e adicione ½ xícara de água à panela com alguns grãos de pimenta, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 350 ° F até que o alho esteja macio e macio por cerca de 1 hora. Se for assar a cabeça inteira, retire o alho dos papéis e amasse os dentes com um garfo ou no liquidificador.
- Uma base concentrada de carne bovina (eu gosto deste) é adicionado ao caldo de galinha para criar o caldo. Eu gosto mais desse método de misturar dois caldos do que usar todo o caldo de carne ou caldo de carne para obter um sabor mais arredondado.
- Um bouquet garni de ervas frescas adiciona aromáticos em um pequeno pacote de musselina para descartar facilmente assim que o cozimento terminar. Veja como fazer um bouquet garni.
- fatias de baguete (você pode usar croutons ou fatias de pão se quiser – eu recomendo pão francês)
- Uma mistura de queijo provolone e gruyère para aquele top irresistivelmente derretido e extravagante
Como fazer sopa de cebola francesa
Esta receita não pode ser feita em menos de 30 minutos ou no fogão lento ou na panela instantânea. Não. Esta sopa, embora não seja difícil de preparar ou fazer, simplesmente leva um pouco de tempo para criar toda a profundidade do sabor.
Fatie suas cebolas. Corte-os ao meio no sentido do comprimento e depois em meias-luas com cerca de ¼ de polegada ou mais grosso.
Caramelize as cebolas. Em grande caldeirão ou forno holandês, derreta a manteiga e o óleo de canola juntos em fogo alto e acrescente a cebola. Refogue, mexendo ocasionalmente até começarem a caramelizar, cerca de 15 minutos. Reduza o fogo para fogo médio-alto e continue a refogar até que as cebolas fiquem com uma cor marrom escura, cerca de 1 hora.
Construa o Sabor Salgado
Deglaze sua panela com o xerez e o vinho tinto e cozinhe até que o líquido esteja quase evaporado.
Após o cozimento dos vinhos, a construção do sabor continua com a adição de dois ingredientes especiais que agregam o umami e a saborosa construção do sabor que torna este caldo tão rico e delicioso: extrato de tomate e purê de alho.
Misture o bouquet garni, o caldo de galinha e a base de carne. Cozinhe a sopa por cerca de 45 minutos, depois descarte as ervas e coloque a sopa em tigelas.
Cubra com baguete e queijo. Coloque duas ou três fatias de baguete e uma porção generosa de queijo ralado por cima de cada tigela de sopa. Em seguida, coloque a sopa de cebola francesa sob o frango para torrar a baguete e derreter o queijo. Decore com tomilho fresco ou raminhos de tomilho.
Como você aprofunda o sabor da sopa de cebola francesa
Esta sopa de cebola francesa começa com uma base de caldo super saborosa e cebolas bem caramelizadas (planeje pelo menos uma hora para as cebolas adquirirem sua coloração escura profunda, porque é aí que estão todos os sabores). Se quiser um sabor mais profundo, use um bom caldo e seja paciente com a cebola (mais cor = mais sabor).
O melhor queijo para sopa de cebola francesa
O queijo é um componente muito, muito importante de um ótimo FOS. Você quer que derreta e seja digno de queijo. Quer saber que tipo de queijo está na sopa de cebola francesa?
Eu uso uma mistura de provolone e gruyere, mas estes são todos os meus queijos favoritos para a sopa de cebola francesa:
- Provolone: suave, mas rico com o melhor queijo pull-ness
- Gruyère: um pouco de sabor de noz e terra (queijo suíço também seria um bom substituto)
- Fonte: outro queijo branco suave que derrete bem
- Mussarela: evite usar mussarela fresca, pois ficará aguada quando derreter
- Monterey Jack: um bom queijo derretido geral com sabor suave
Que cebola é melhor para sopa de cebola francesa
Experimentei tanto o doce Vidalia quanto a cebola amarela para fazer esta sopa e, no final, não consegui notar a diferença.
Do que é feito o caldo de sopa de cebola francesa?
Muitas receitas de sopa de cebola francesa usam caldo de carne como base de caldo, mas na verdade gosto desse método de misturar duas proteínas – caldo de galinha e concentrado de carne – para obter um sabor mais equilibrado.
Posso Congelar Sopa De Cebola Francesa?
Sim, esta sopa de cebola francesa caseira pode ser congelada por até 3 meses. Lembre-se de que você precisará congelar a sopa sem a baguete e a cobertura de queijo.
Posso Omitir o Vinho?
Não, o xerez e os vinhos tintos são essenciais para obter aquele sabor clássico da sopa de cebola francesa. O álcool cozinha durante o processo de cozimento e deixa um sabor super rico, por isso é obrigatório no meu livro.
3 dicas para fazer a melhor sopa de cebola francesa
Ao cortar as cebolas, tome cuidado para não cortá-las muito finas. Se você cortar as cebolas muito finas, elas derreterão enquanto fervem, e ninguém quer uma sopa de cebola francesa sem cebola.
Para o melhor sabor, use vinho tinto e vinho xerez para deglacear a panela assim que as cebolas terminarem de caramelizar. Se não tiver xerez, use outro vinho branco seco de sua preferência.
Antes de colocar as tigelas de sopa sob o frangoRecomendo colocá-los em uma assadeira para que o queijo derretido que escorrer pelas tigelas não grude no fundo do forno.